Morar Sozinha - Dicas

18:27

   Olá meninas, hoje eu vim fazer um post sobre o como está sendo minha experiencia morando sozinha, entenda-se sozinha como, sem os pais. Para quem não sabe eu tenho 18 anos e faz um pouquinho mais de um mês que eu sai de casa para vir morar com meu namorado,  ok, pode ser um pouco cedo, mas inevitavelmente esse momento chegaria e eu estou amando essa nova fase da minha vida!!! Independente de namorado ou não, eu iria sair de casa quando atingisse a maior idade, mas com um namorado ficou mais fácil, assumo.
   Quando moramos com nossos pais, tios, avós, nós não temos noção dos gastos que eles tem com comida, água, luz, internet e tudo mais, e confesso que quando sai de casa eu me assustei bastante com esses gastos.
    Para morar sozinho hoje em dia não é necessário um grande estudo e planejamento, na verdade quanto mais se planeja, menos se faz. Eu sei quase que a la loka de casa e olha, está dando certo!!! Claro que você tem que ter os pés no chão e saber que não serão tudo flores e que você passará por algumas mudanças de hábitos. Mas mesmo assim não é um bicho de sete cabeças não.


  Você quer sair de casa? Então continue lendo que eu trarei ótimas dicas para você:

Dica 1 - Capital

   Antes de qualquer coisa é necessário que se tenha um emprego e de preferencia uma renda extra. Você precisará controlar seus gastos e deixar de comprar algumas coisas que não sejam tao importantes para você. Afinal, você não sabe o que acontecerá daqui a uma semana e seu dinheiro não dura pra sempre. Por isso é sempre bom economizar uma grana antes e sair com uma segurança a mais.


Dica 2 - Local

   Ok, você vai sair de casa, mas onde você vai morar? Comprar um imóvel sai caro e nem sempre você tem condições disso logo de cara, alugar um ap? Também sai caro, dividir com os amigos é uma boa alternativa, mas nem sempre dá certo, sempre tem o que vai dar pra trás.

   Então sem chances, é isso? Obvio que não!!! A melhor alternativa seria procurar por republicas e quartos. Como funciona? É simples, quando você aluga um quarto, em republica ou apartamento, você compartilha cozinha e banheiro com os de mais moradores e tem as opções de quarto individual ou compartilhado.
   Ainda não entendeu? Calma ai que eu te explico.


  • Republicas: Geralmente maiores que quartos no sentido de pessoas, as republicas irão ter um número maior de moradores e uns 3 banheiros e uma cozinha compartilhada. Não é a melhor opção pois quando há muitas pessoas em um local é mais complicado o monitoramento. Quanto a faxina, há uma faxineira para as áreas comuns. Geralmente as republicas contam com uma boa conexão wi-fi de internet e seu quarto é mobiliado individual ou compartilhado.
  • Quartos: Quase que uma pensão, dependendo com mais liberdades, quando você aluga um quarto, você  aluga o espaço do quarto e das áreas comuns, geralmente é uma quantidade muito menor de pessoas, o que torna mais agradável e fácil a comunicação. Cada apartamento terá suas regrinhas de convivência, em alguns não pode visitas, em outros não pode meninos e assim por diante... Cabe a você escolher o que melhor se encaixa pra ti, onde eu moro é bem mais tranquilo em relação as regras. Em apartamentos o quarto pode ser compartilhado ou individual, geralmente mobiliados e com as contas inclusas no valor do contrato.
     Há diversas opções, mas as mais baratas são essas duas, em função de que são temporários e não há necessidade de comprar móveis.

Dica 3 - Controle os gastos

  Fazer listas de compras e comparar os preços vai ser parte da sua rotina agora, um caderninho com seus gastos é uma ótima escolha. Há aplicativos super bacanas que te ajudam nesse aspecto, e o importante, nunca vá ao mercado sem uma lista, se não você vai acabar gastando mais do que deveria.


Dica 4 - Se você for comprar ou alugar...

   Se você quiser algo só seu, você gastara muito mais, mas eu te darei as dicas, comece comprando o básico em bricks. Coloque sua internet, controle a luz e a água e nunca atrase essas contas, pro começo você vai precisar dos seguintes móveis:



  • Geladeira: talvez esse seja o item mais importante e caro da sua lista, mas acredite, não da pra viver sem uma água bem gelada e sem produtos que necessitam ficar na geladeira.
  • Fogão: Apesar de já existir o micro-ondas, o fogão é indispensável porque faz bem mais coisas que o micro-ondas, né? E ele estará ali quando faltar luz.
  • Máquina de lavar: Vamos combinar, até existe o tanquinho, mas você acha que vai ter tempo e disposição pra ele? Óbvio que não, então a máquina é extremamente indispensável.
  • Cama: até poderia ser um colchão, mas nada melhor do que uma caminha quentinha né?!!!!
  • Armário: você vai ter que guardar suas roupas.


Além desses itens maiores você vai ter que ter, prendedores, cabides, copo, prato, talhares, panelas, mas isso é o mais acessível


Espero que este post tenha sido útil e se vocês gostarem eu farei mais sobre tudo isso, beijos da Pink e até mais.

Posts relacionados

3 comentários

  1. Eu casei com 15 anos , fui dividir o patio com sogra e cunhada, morava em uma casinha de duas peças e para mim era umcastelo adiquirimos tudo lentamente, competamos 20 anos de união , nem tudo foram flores, mas não troco minha minha vida por nenhuma outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe os errinhos estou no celular e aparece aqui um troço estranho nem sei sei se ira receber meu comentario

      Excluir
    2. Morar junto é uma delicia, principalmente quando há respeito na relação, com sogra ou sem sogra, olha eu, alugamos apenas um quarto e vamos vivendo do nosso jeitinho, o importante é ter os pés no chão e entender que nem tudo são flores como você falou!!!!!
      E fico muito feliz que tenha dado certo contigo, 20 anos não é pouco hein hahah

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe