A verdade sobre morar sozinha(o)

18:59

   Obviamente todo mundo já pensou, ou pensa, em sair da casa dos pais assim que completar 18 anos de idade, ou alguns (mais pés no chão) pensam em sair assim que tiver um emprego estável com um salário bacana para se sustentar, e esse é um ótimo sonho, até porque ninguém quer ser dependente dos pais para sempre. Em algum momento da nossa vida esse sonho vai se realizar, cedo ou tarde, você vai sair da casa dos seus pais/tios/avós para ser independente, morando sozinho, com amigos, ou até mesmo com o namorado/marido, e ai você vai ver que as coisas são bem mais complicadas do que parecem. Mas que para não seja uma surpresa tão grande, eu vou citar aqui, algumas coisas que você provavelmente não saiba sobre morar sozinha, vamos lá!!!


   - A casa não se limpa sozinha! Pode parecer meio bobinho e eu sei que tem muita gente que já está acostumado a fazer isso na casa dos pais, mas é muito diferente quando se tem um cantinho seu, e por que? Porque, bem ou mal, quando você morava com seus pais, sua ultima preocupação era com a limpeza da casa, certo?! Até porque eles mesmos preferiam que você prestasse atenção nos seus estudos e eles não queriam te sobrecarregar, provavelmente, a maior parte da limpeza, eles mesmo faziam e quando você sai de casa, você vê o quanto seus pais tinham que fazer e agora, é você por si mesmo.

  - Problemas acontecem... Problemas e imprevistos sempre aconteceram na sua vida, mas quando você está morando sozinho, você sente mais o peso deles. E não estou falando de problemas muito grandes não, estou falando simplesmente no chuveiro frio, da lampada queimada, do cano furado, da janela estragada, da fechadura quebrada... Pois é, essas coisas acontecem, porém dessa vez você vai ter que dar um jeito e eu aposto que quase ninguém já teve que trocar chuveiro/lampada na casa dos seus pais, certo? Pois agora é a hora de fazer isso, só não vai se machucar, por favor!

  - O dinheiro acaba, e rápido! Pode parecer loucura, mas seus pais só podem fazer mágica para conseguir sustentar uma casa, porque o dinheiro é algo que se vai muito facilmente, se você não tiver todo um cuidado com ele, ai você se ferra. Quando se está na casa dos pais, você não se preocupa com contas de água, luz, internet... Você não se preocupa com comida, ou louças... Na verdade, você praticamente não tem preocupação com contas da casa, então você está acostumado com o cinema, roupas novas, maquiagem, festas, bebidas, guloseimas, ai você sai de casa e vê que o dinheiro não dura nada. Por isso sempre é aconselhado a ter uma boa poupança, porque com certeza, no primeiro mês você vai acabar extravazando e é sempre bom ter um dinheiro extra para emergências.

  - A comida demora pra ficar pronta... Lembra quando chegava o meio-dia e sua mãe lhe chamava para almoçar? Lembra quando você chegava em casa e a comida estava pronta com aquele cheiro maravilhoso? Então, isso não vai mais acontecer. Quando você mora sozinha, você só vai se atinar a fazer comida quando a fome bater, e ai meu amigo, ela vai demorar horrores pra ficar pronta e seu estomago não vai parar de falar por nenhum segundo com você...


  - A roupa não se lava, nem se estende e muito menos se guarda sozinha! Raramente, alguém que more com os pais fica encarregado dessa tarefa, o que faz com que quando você sai de casa, sua roupa acumule bastante no primeiro mês principalmente, por isso meu amigo, se você não tiver uma máquina de lavar, eu rezo pela sua alma... Mas com o tempo você pega a manha, eu prometo.

  - Se você não ouvir o despertador, você se atrasa... Ok, eu sei que muitos conseguem acordar por conta própria, mas quando você morava com sua mãe, sempre que você se atrasava na hora de acordar ela te dava uma ajudinha, tanto te acordando, como preparando o teu café e até mesmo arrumando sua cama, isso é algo que você vai ter que lidar.

  - O tempo diminui! Como você não precisava fazer tantas coisas antes de sair de casa, seu tempo era maior, dava pra estudar, tirar um cochilo, ler, ficar na internet e até mesmo dar um passeio por ai, agora, as coisas mudaram, se você não quiser deixar sua casa uma zona você precisa administrar o tempo e essa não é uma matéria muito fácil não. Mas nada do 15 minutinhos mágicos não possa te ajudar.


  É óbvio que há muitas pessoas diferentes e que cada uma lida com uma maneira diferente a situações comuns, quis passar um pouquinho da minha experiencia e alertar quem ainda mora com os pais, que não é tão maravilhoso assim. Se você não precisa mesmo sair da casa dos seus pais aproveite ao máximo e se precisar, agarre essa oportunidade. Morar sozinho é um amadurecimento muito bacana e que não tem momento certo, só não meta os pés pelas mãos. Espero ter ajudado vocês!!! E se você mora sozinho(a), não esqueça de comentar aqui o que você aprendeu quando saiu de casa, qual foi a maior dificuldade encontrada, etc... E se você ainda não saiu, mas pretende, e deseja fazer alguma pergunta, pode mandar pelos comentários ou pro e-mail caroljustosilva@hotmail.com que eu vou te responder, ou até mesmo fazer um post sobre isso.

Beijos e até logo!!!

Posts relacionados

7 comentários

  1. ola linda amei seu blog tta show sucesso beijos.http://cfmile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sai de casa quando fiz 18 anos pra estudar. Desde então nunca mais voltei. E uma das piores coisas de se morar longe de casa é ficar doente e não ter seus pais por perto... se não fosse meus amigos/colegas de quarto nessas horas, não sei o que seria de mim.
    Adorei o post! Acho importante citar essas coisas pra quem pretende ou tem que morar sozinho (como eu tive). Mas vale muuuito a pena a experiência! Você se conhece melhor, conhecer seus limites e as vezes começa a perceber que é igual a sua mãe kkkkkkk. Depois de 7 anos morando sozinha, agora "juntei os trapinhos" com meu amor, estamos a 4 anos juntos. Mas continuo falando: antes de casa você tem que morar sozinho, vale muito a experiência!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps. desculpe os vários erros de ortografia.... o cel não ajuda. Beijos

      Excluir
    2. Sim, você começa a adquirir todas aquelas manias que sua mãe tinha em relação a casa e fica tipo "what?" E ficar doente eu ainda não tive essa experiencia, e espero não ter tão cedo... hahah
      Fico feliz que tenha gostado do post anjo e felicidades nessa vida de casada *---* um beijooo :*

      Excluir
  3. Eu sou dessas que é louca p começar a trabalhar e se sustentar. Não gosto de depender dos meus pais. Adoreeeeei o post. Eu sou organizada e controlada, então acho que me viraria bem!
    Beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
  4. Amei essa ideia explicando melhor como é sair de casa, tive que sair de casa pra estudar .. no primeiro dia estranhei muito, mas amei a ideia .. quem não quer morar sozinho e ter uma liberdade, porém essa liberdade custa caro e percebemos que éramos mais livres morando com os pais do que sozinhos, mas com tempo me acostumei, curti bastante, ganhei amigas que se tornaram irmãs porém perdi meu irmão e meu padrasto e não quis voltar para o interior do Rio.. Hoje me arrependo .. pois me acostumei a não dá satisfação e nem ter horário.
    Por isso falo com algumas meninas que querem voltar pra casa dos pais, não façam isso .. pois será conflito pois cada vive de sua maneira.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe