Fim do ano letivo, e agora?

14:00

     O fim do ano ta ai, e com ele vem o fim do semestre, trimestre, bimestre (seja lá como sua escola chama) e para aqueles que não são tão estudiosos assim como eu as férias vão demorar um pouco mais para chegar e esse momento é o momento em que você se desespera, acha que vai rodar e não sabe nem por onde começar a estudar, não é verdade?! Então eu trouxe a solução para vocês (nós) que estão passando por isso.


    Antes de tudo não se desespere, ok? Siga as dicas que estarão aqui embaixo, que eu usei meus dois primeiros anos do ensino médio e vou usar no último também... Então sem desculpas, até porque no primeiro ano eu fiquei em recuperação em nove matérias e passei de ano mesmo assim... Vamos lá!

 Organize-se
   Antes de se desesperar e achar que está tudo perdido, tire um tempo e veja todas as matérias que você está em recuperação e os trimestres (semestres/bimestres) que voce precisa recuperar, em seguida anote todo o conteúdo visto nesse trimestre. Feito a primeira parte, você sublinha as matérias e conteúdos que você mais precisa estudar.

  Prepare-se
   Antes de começar a estudar tome um banho, amarre o cabelo, sinta-se bem, pelo menos eu não consigo me concentrar se estiver soando, ou irritada, pensando em outra coisa. Para que de resultados positivos é preciso de toda a concentração. Também não esqueça de se alimentar, nada muito pesado, mas um cereal, uma fruta, um iogurte, são ótimas opções.

  Foque

   Fique longe das coisas que possam te distrair, desligue a TV, mantenha o celular longe e no silencioso de preferencia, o computador pode muito te ajudar nos estudos, mas saia do facebook, twitter, do blog, fique longe das redes sociais que irão te distrair. Não ponha música no fundo, porque coce vai acabar se distraindo e perdendo a concentração.

  Escolha o lugar

  Muitos ignoram a questão de escolher o local certo, mas é fato que isso é realmente necessário, escolha um local confortável e arejado, se for utilizar o computador para estudar, organize sua mesinha e deixe tudo o que você vai precisar ao seu alcance, mantenha também uma garrafa de água por perto para não interromper sua concentração indo até a cozinha.

  Estabeleça metas e dias

    Não deixe para estudar quando você se lembrar que precisa estudar, estabeleça um horário e dias para cada matérias. Estude pelo menos uma hora por dia de cada matéria que você estabeleceu para aquele dia e não deixe acumular para amanhã. Foque em uma delas e tire todas as suas dúvidas.

  Comece agora

   Você pode procrastinar o ano inteira, mas agora o tempo para isso acabou, imagine que as provas começam no dia seguinte e estude até a cabeça doer (sério), não deixe para depois, qualquer tempo que você tiver no dia aproveite para reler aquela matéria que voce estudou semana passada, aproveite para relembrar as fórmulas de matemática, para imaginar como se classifica tal frase. Esqueça aquele papo que "você nunca vai usar isso na vida" e aplique tudo o que você está estudando no seu dia-a-dia.

  Faça pequenos intervalos

   Nós sabemos que você está querendo aprender tudo aquilo de uma única vez, mas as pausas são essenciais para não lhe sobrecarregar, afinal, você não quer se matar estudando e não lembrar de quase nada no dia da prova né?! Pare por 15, 30 minutos, coma alguma coisa, de uma olhada no facebook, converse com alguém, descanse, mas volte aos estudos logo depois e se concentre novamente. De a pausa a cada matéria estudada.

  Revise

   Antes de parar de estudar aquela matéria, de uma revisada em toda a informação que você obteve, organize os pensamentos e depois vá para seu intervalo. Revise a cada dois dias a matéria até ficar bem gravado o que você precisa gravar.

  Refaça suas provas

   Você não quer estudar um monte e chegar no dia da prova e esquecer de alguma coisa, de ter dúvidas justo naquele dia, não é mesmo?! Para evitar esses incidentes depois de estudar a matéria, separe um tempo para refazer todas as provas. Finja que você realmente esta fazendo a prova, fique longe do celular e das folhas de estudo, faça tudo de cabeça e anote tudo aquilo que você teve dúvida e estude novamente, fazendo assim você verá o que precisa revisar e vai chegar no dia da grande prova com um sorriso enorme no rosto, sabendo do seu grande resultado.

   E antes de encerrar o post, vou deixar uma dica que vai lhe ajudar a ficar relaxado na hora da prova, um dia antes da prova, esqueça os cadernos, aproveite aquele dia para as outras matérias, ou até para passear e se divertir. Uma hora antes de sair de casa de uma revisada rápida na matéria e depois só volte a pensar nela na hora da prova.


   Espero ter ajudado vocês com essas dicas... E me conte você, o que faz para se dar bem nesses dias? Um beijo e até o próximo post.

Posts relacionados

0 comentários

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe