Morar sozinha: Finanças

00:00

  Lidar com o dinheiro não é uma tarefa fácil não, ainda mais na nossa geração consumista, onde somos induzidos a comprar coisas que não precisamos e no fundo nem queremos de verdade. Me diga, quantas coisas você já comprou só por causa da popularidade que aquilo tomou? Nutella é um exemplo de coisas populares que as pessoas só comprar porque é popular, eu já comi e sinceramente um doce de leite de chocolate com morango é muito melhor. Mas não estamos aqui para falar do sistema capitalista, mas sim do como vamos controlar nosso dinheiro. Se você ainda não mora sozinha, mas pretende, continue lendo porque é bom aprender desde cedo.


  Como dito anteriormente, hoje o sistema nos induz a comprar coisas desnecessárias, por isso é tão difícil você ir no mercado para comprar pão e sair de lá só com o pão, sempre vai ter a bala, o bombom, as revistas, bem ali no caixa, chamando a sua atenção, mas você precisa ser forte e resistir e eu vou te ajudar nessa tentação e em muito mais, para que você não precise passar nenhuma necessidade. 

  ❤ Planeje. O ideal é que antes de tudo você defina quanto você ganha e quanto e onde você irá gastar. Antes de sair de casa busque por lugares onde o aluguel/condomínio é mais barato e busque passar nos supermercados da região, assim você ficará por dentro do que irá gastar de comida e logo poderá escolher a melhor opção.
  ❤ Separe. Faça uma lista com todos os seus gastos do mês, coloque as contas a pagar com data de vencimento e com o número de prestações que foram feitas, em caso de contas variáveis, como luz, água, telefone ponha sempre o valor mais alto, assim não ocorrerá nenhum susto.

  ❤ Lista de compras. Nunca vá as compras sem uma lista de compras na bolsa, a lista fará você gastar menos tempo no mercado e vai impedir que você olhe para coisas desnecessárias, pois estará focada no próximo item da lista. Também leve uma calculadora e ponha na lista qual o preço máximo a pagar por tal produto, e um valor máximo a pagar pelas compras e saia de casa com o dinheiro exato. Se um produto for mais caro do que você estava disposta a pagar tente ajustar o valor daquele produto com um outro que saiu mais barato, ou busque um supermercado mais barato para compra-lo.
  ❤ Saia de casa com uma quantia exata. Quando você sai de casa com muito dinheiro você tende a gastar mais do que o necessário, afinal, vai dar vontade de comprar algo e se você tiver dinheiro na bolsa você vai comprar e pode ter certeza que você vai se arrepender depois. Leve o dinheiro da passagem, da compra e do lanche.

  ❤ Evite cartões de crédito. Esses cartões são uma armadilha horrível, tente comprar tudo que for necessário a vista e deixe o cartão para casos extremos, por exemplo, você precisa comprar algum eletrodoméstico mas não tem o dinheiro na hora, portanto, faça um estudo do quanto você pode gastar pagar por mês naquele eletrodoméstico, faça uma pesquisa de preços e marcas, sempre opte por uma marca boa, podendo ser mais cara, porém você fará um investimento duradouro, depois da escolham faça a compra, de preferencia pela loja online, pois assim não serás induzido por outro alguém a comprar nenhum produto mais caro, ou coisas desse tipo.
  ❤ Poupe. Toda vez que você fizer aquele planejamento do quanto tem e do quanto pode gastar, sempre separe um valor para a poupança, defina um valor fixo e guarde-o todo mês e sempre busque guardar mais do que o estipulado. Se a conta da luz vier mais barata, por exemplo, pegue esse dinheiro que sobrou e guarde, afinal, nós estamos propensos a imprevistos.

  E você, o que faz para administrar seu dinheiro? Tem algum conselho útil? Qual das dicas é a mais difícil de seguir? Espero ter ajudado a todos, inclusive os que não moram sozinhos, mas possuem seu dinheiro, afinal, cuidar do dinheiro deve ser feito sempre, independente de ter ou não contas para pagar. Um beijo e até o próximo post.

Posts relacionados

0 comentários

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe