Como lidar com a baixa autoestima? Ame-se mais

00:00

Gostar da sua aparência não é algo simples, o mundo está tão cercado pelos padrões que nós acabamos ficando cegos e achando que aquilo que nós somos não é bonito, quando na verdade é. Questão de feio ou bonito é muito particular de cada pessoa, mas nós temos que nos sentir bem com nossa própria aparência, seja ela qual for. Podemos até ter vontade de mudar algumas coisinhas, mas mudar não deve ser seu objetivo principal, principalmente se for para agradar os outros.
Autoestima é a opinião sobre si mesmo que cada pessoa tem, seja ela boa ou ruim. Ter a autoestima baixa é ter uma visão ruim de si mesmo, da sua aparência e personalidade e não faz nenhum bem para ninguém. Se amar deve ser a coisa mais valorizada, pois se a gente não gostar de nós mesmos, como vamos querer que as outras pessoas gostem?


O que diminui a autoestima?
São diversos fatores que te levam a ver uma imagem retorcida de si mesmo, às vezes esses fatores vem de nós mesmos, às vezes de terceiros e às vezes vem apenas da mídia, os principais fatores são:

Padrão de beleza. Quando a TV, o rádio, as revistas e todo o mundo na sua volta diz que você precisa emagrecer, porque ser bonita é ser magra, você tende a acreditar naquilo, assim como diversos outros padrões que nos são impostos como seios grandes, cabelos longos, olhos claros, etc., no momento que isso te atinge você começa a achar que o que você é não é o que deveria ser, começa a se achar feia e a se comparar com as modelos.

Criticas/Bullying. Muitas pessoas são vitimas de bullying na escola, nas ruas, no trabalho e às vezes até dentro da própria casa, simplesmente por alguns "defeitinhos" que ela tenha, às vezes não é por mal, mas nem todos aceitam da mesma maneira, alguns levam na esportiva, outros se magoam com aquilo.

Rejeição, abandono e carência. Geralmente na pré-adolescência que se sofre mais com isso, justamente porque é a época em que todas as meninas na escola estão falando de ficar, de festas, de namoros, e quando você não está dentro do padrão você se sente feia, você acha que você é errada e começa a querer se espelhar nas outras meninas, "mais bonitas e legais" que você.

Traição e termino de relacionamentos. Quando se vive com alguém por muito tempo nós acabamos tornando aquela pessoa o nosso mundo e nos importando demais com ela e com sua opinião e quando ocorre uma traição nos sentimos os patinhos feios da histórias, achamos mil e um defeitos do porque fomos traídas e então nossa autoestima vai para o beleléu, quando ocorre a separação então a situação piora três vezes.




"Você é mais importante que esse número"

Como melhorar a autoestima?
Cada pessoa reage de uma forma, cada pessoa tem sua forma de superar isso, mas vou dar algumas dicas universais e que funcionaram comigo.

Valorize-se. Antes de qualquer coisa, esqueça tudo aquilo que te falaram que era feio, olhe você para o espelho e diga, o que te incomoda em ti, mas esqueça tudo o que já falaram para você, tudo aquilo que lhe incomodar, resolva. Ta acima do peso? Vai para a academia e busque uma orientação alimentar, mas não pelos outros, por você, pela sua saúde, pelo seu bem estar.

Desligue-se da moda. Esqueça daquelas revistas de moda, dos blogs que falam o que um homem gosta em uma mulher, pare de olhar aqueles sites e perfis das pessoas que você gostaria de ser, foque mais em si mesmo, no seu gosto.

Tire um tempo pra ti. Todo mundo gosta de estar bem arrumado, então tire um tempo pra ti, para aprender novos penteados, maquiagens, novas combinações de looks, vá ao salão de beleza e cuide de si mesmo.

Não se importe com os outros. Não importa o que irão falar sobre você, apenas seja feliz, sorria mais, se ame, seja você mesma, não ligue para o que os outros vão achar, até porque de criticas negativas nós estamos saturadas. De importância aqueles que não te julgam, que querem teu bem e que te amam do jeito que você é.

Faça um ensaio fotográfico. Isso mesmo que você leu, ligue para um fotografo e marque seu ensaio, escolha as melhores roupas e vá ser clicada, um ensaio sensual ajuda o dobro na autoestima, quando saírem as fotos você vai se ver ali, linda, sem nenhuma imperfeição e porque? Porque as fotos foram editadas, assim como todas as fotos das revistas de moda! Coloque suas fotos nas redes sociais, em um mural no seu quarto, pratique o amor próprio.

Ajuda profissional. Se nada disso funcionar, busque um profissional, e não sinta vergonha, não tem nada mais lindo do que alguém que se ama e que quer cuidar de si mesma.




Lembre-se que não é vergonhoso se amar, ou se achar, vergonhoso mesmo é se esconder pelos cantos por causa da opinião alheia. Lembre que perfeição não existe, até mesmo a Beyoncé usa peruca. Nem mesmo as modelos são tão perfeitas. Beleza é muito mais do que exterior, a beleza vem de dentro, e a que vem de dentro é a que mais importa. Não importa sua altura, suas medidas, seu cabelo... O que importa é sua felicidade. Seja apenas você, seja apenas feliz.

Posts relacionados

4 comentários

  1. Isso é complicado. Passei boa parte da minha vida me odiando pq era alta demais, gorda demais, pq meu cabelo era cacheado, pq minha pele era escura, pq tinha muitas espinhas no rosto. Andava olhando para o chão, e não falava, tinha dificuldades pra fazer amizades e por ser toda esquisita comigo mesma acabei por perder as que tinha conseguido. Então boa parte da vida foi sem amigas na escola, e meu circulo de amizade era meus primos e primas, rs. Foram longos 22 anos até me aceitar, até ter orgulho de mim, até me valorizar, física e interiormente. Não foi fácil e ainda não é, pois trata-se de uma luta diária. Tenho amigas com a mesma idade que eu e que se odeiam, e se martirizam e parece que nada as convence de que elas tem valor, e são bonitas talvez não da maneira como a mídia nos impõe.

    Amei seu post.

    Ótimo final de semana.
    Beijo
    |Blog ° WL Store|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, aceitar que os padrões da mídia não são universais e únicos é complicado, eu passei longos anos me odiando, mas trabalhei nisso sozinha para ser melhor
      Fico muito feliz que tenhas gostado do post, um beijo e mais amor próprio para todas nós!!

      Excluir
  2. Autoestima é um assunto bem complicado, mas devagar conseguimos nos amar mais! Eu mesma já sofri muito com isso e as vezes ainda tenho umas "quedinhas", mas tento sempre pensar nas coisas boas e que tudo vai melhorar!
    Adorei o post, beijos!

    bycamilablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado e seja sempre forte, quando tiver as quedinhas sempre pense que só quem pode te julgar é você mesmo e você é linda!!! Um beijo

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe