Por que não abandonar os estudos?

00:00

Lembram quando eu disse que ainda faltava uma prova para aprovar no ensino médio e que eu precisaria estudar para ela? Aconteceu tanta coisa nesse meio tempo que me desmotivei total dos estudos, não sei exatamente quando nem porque, mas sei que sempre que eu compartilho algo com vocês eu me ajudo junto, então para nos ajudar, eu resolvi fazer esse post (que já estava no planejamento do blog) para que a gente não pare nunca de estudar e para que lutemos para alcançar nossos sonhos.


Não importa quantos anos nós tenhamos, aprender sempre será essencial na nossa vida e sempre vamos precisar disso. Não importa pra que vamos aprender tal coisa, mas isso vai nos ajudar na nossa vida, seja em uma ocasião, ou seja só pra exercitar o cérebro. Há vários motivos para não abandonar os estudos e eu reuni alguns para trazer aqui.

Para refletir
Antes de citar alguns motivos, quero que vocês respondam para si mesmo essas perguntas: "Por que eu quero parar de estudar?" "O que eu vou fazer sem os estudos?" "Qual é o meu sonho?" "O que eu preciso para realiza-lo?"

Motivos para continuar estudando

Tudo tem uma finalidade. Com certeza você já se pegou pensando "Eu nunca vou usar isso na minha vida" quando o professor (geralmente de matemática) explicava a matéria. O fato é que você vai usar pelo menos para fazer o vestibular, e mesmo que depois você nunca mais precise ver isso, saiba que aquela matéria que fez você virar noites em cima dos cadernos para passar na prova, vai te ajudar a exercitar o cérebro. E pra que você precisa exercitar o cérebro? Porque uma hora ou outra, você vai precisar aprender outras coisas e quanto mais você estudou antes, mais facilidade você vai ter.

Conhecimento sempre é importante. Não importa qual profissão você quer seguir, você vai ter que ter conhecimento na área, e quanto mais se sabe, mais destaque você ganha, e vamos combinar, quem não gostaria de ter um reconhecimento profissional? Eu gostaria muito de me destacar no futuro na minha profissão e eu sei que para isso vou ter que ralar muito estudando.

Ninguém sabe o dia de amanhã. Clichê, eu sei, mas é real. Hoje, para você, pode ser que os estudos não valham nada, até porque você não vai usar isso na sua vida, você não vai querer fazer faculdade, você só quer curtir com seus amigos... Mas vai por mim, quando a idade começar a chegar você vai se arrepender por não ter estudado. Sua vida pode ter dado uma reviravolta e você pode estar longe dos amigos, da família, pode ter mudado seu pensamento sobre trabalho e ai, sem estudos você não vai conseguir um trabalho bom, que lhe agrade, e você vai querer voltar a estudar, só que agora as barreiras serão bem maiores.

Pense no agora, mas se prepare para o futuro. Pode ser que você queira abandonar os estudos porque precisa trabalhar para ajudar em casa, ou qualquer situação do tipo, mas será que realmente vale a pena? Pense que largar os estudos para ajudar em casa é um ciclo vicioso onde provavelmente, no futuro, o seu filho vai largar a escola para ajudar em casa, e assim por diante. Há várias maneiras de ajudar financeiramente, venda lanches, pulseiras, programas jovem aprendiz, mas nunca abandone os estudos, pois ele vai garantir que seus filhos não precisem se sacrificar para te ajudar. E talvez agora seja mole trabalhar, mas e quando você precisar da aposentadoria? Que seguro você vai ter?


E pense mais um pouco, o que vai te beneficiar largando os estudos? Apesar de tudo, é a única garantia que você pode ter, a única coisa que nunca vão poder tirar de ti, a única coisa que você vai levar para sempre consigo. Estudar pode ser chato, pode parecer que nunca vai ser útil, mas acredite, vai. E quem não gosta de saber? Que não gostaria de resolver um calculo de cabeça? Pode parecer fácil para alguns, mas ele também tiveram que ralar para entender aquilo. Além disso, quem não gostaria de dar a volta por cima e mostrar para quem duvidou que você conseguiu?
Levante a cabeça e estude, corra atras dos seus sonhos e faça por você, para a sua família, para seu gato, faça por quem você ama e por quem um dia você irá amar. Ótimos estudos.

Posts relacionados

0 comentários

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe