Enem? Vestibular? Estudar em casa?

00:00

Todo mundo já se inscreveu no Enem, alguns já se inscreveram no vestibular, outros já se matricularam em cursinho, mas e quem vai estudar em casa? Como alguns sabem, eu reprovei no ano passado por patetisse, como era meu terceiro ano do ensino médio eu optei por não repetir esse ano, mas elimina-lo pelo Enem. Fiz bem? Não sei, vamos esperar o resultado das provas. Porém, eu não tenho tempo e nem condições para bancar um curso neste momento da minha vida, o que eu farei então? Estudar em casa e eu resolvi compartilhar minhas ideias para isso dar certo com vocês.
Rotina
Todo mundo sabe que se deixar para estudar somente quando se tem vontade nós não estudaremos é nunca, por isso, trasse uma rotina de tarefas do dia e veja qual seria o melhor horário para estudo. Lembra da época da escola, que tinha uma grade de horário com as disciplinas? Crie uma para você, assim, não deixará nenhuma matéria de lado.

As mais importantes
Ao criar a grade de estudos, lembre-se de dar prioridade, ou seja, mais tempo as matérias mais importantes, lembre-se de definir as matérias entre as que tem o peso maior e as que você tem mais dificuldade de aprender.

Livros de apoio
Todo mundo sabe que hoje em dia a internet nos fornece tudo, porém, nem sempre de maneira clara e correta, por isso, tenha um material de apoio como livros antigos, apostilas, enfim, livros didáticos para consultar.

Vídeo aula
Hoje em dia com a internet, youtube e afins, pode se encontrar diversas video aulas gratuitas com o conteúdo bacana, muitas vezes essas aulas são um resumão da matéria, que serve mais para divulgar o curso, mas mesmo que seja assim, é uma boa você dar uma olhada para entender o que não foi compreendido.

Ajuda
Sempre tenha alguém para consultar e te ajudar, pegue tempo do amigo, namorado, pai, mãe, irmão, ou até de um grupo de estudos para que possa te ajudar com aquela matéria mais complicada.

Grupo de estudos
Seja ele online, ou não, crie ou participe de um grupo de estudos para esclarecer duvidas e ficar por dentro das novidades.

Lazer e descanso
Nunca se foque demais nos estudos, nem de menos, adeque os estudos aos seus horários e tire tempo para descansar e se divertir.

Fundo musical?
Alguns estudos mostram que música no fundo estimula o cérebro e pode auxiliar no aprendizado, porém não é qualquer musica, escolha uma musica instrumental com um ritmo bacana que não te desconcentre e ponha no volume baixo e comece os estudos, se te atrapalhar, tire a musica.

Atividade física
É comprovado, quem leva uma vida saudável tem  resultados melhores nos estudos e tudo porque a atividade física estimula o cérebro e te ajuda com concentração e memorização, faça academia, Yoga, corra, caminhe, ande de bicicleta e cuide da alimentação.

Resumo
Ao final de cada matéria faça um breve resumo sobre ela, contendo tudo o que você aprendeu, fazendo este resumo pode te ajudar muito na hora de consultar e memorizar aquilo que aprendeu.

Revise
Sempre revise as matérias, revise uma semana depois, duas, três, enfim, revise até o dia da prova para que nenhuma duvida fique no ar, assim, você vai ganhar mais confiança em si mesmo, o que vai te ajudar muito na hora da prova.

Desejo a todos bons estudos e que eu possa ter ajudado nessa jornada, comente aqui em baixo se tiver mais dicas e não esqueça de conferir os posts Fim do ano letivo, e agora? onde dou dicas para estudar e ir bem nas provas. Um beijo pra vocês e até logo!!!
Carolina J. da Silva

Posts relacionados

8 comentários

  1. Estudar em casa é muito legal e essas dicas são super eficazes. <3
    Bjx, Pink e Boa sorte! <3

    Dark Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, só tem que ter mesmo é disciplina, obrigado linda

      Excluir
  2. Eu estudei em casa para o enem ano retrasado em casa e foi mais produtivo que estudar na escola.
    Apesar de ter a tentação do face e da tv que queria ligar toda hora, é mais fácil superar do que colegas de sala que não tem noção e não se manca que não tem só ele na sala.

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Helaine, mas estudar em casa envolve um pouco de rotina e responsabilidade tb, mas quando se quer se consegue

      Excluir
  3. Estudar em casa é um desafio pra mim. Qualquer coisa que exija muito foco acaba sendo bem complicado pela facilidade de distração na internet, mas quero mesmo traçar uma rotina e dividir as matérias, revisar e praticar tudo. Me esforçar pra valer a pena esse ano. Você deu dicas um tanto quanto interessantes pra isso, gostei!

    http://baudecanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudar em casa envolve alto controle, mas a gente tem que persistir, afinal não precisamos de nenhum professor nos cobrando prazos e metas, nos mesmos temos nosso tempo

      Excluir
  4. Adooooro posts sobre Enem, to me preparando também. Faço cursinho pela noite e quando chego vou estudar mais e assisto muita video aula. Fiz até um post separando os melhores e que me ajudam. <3
    Não consigo de maneira alguma estudar ouvindo musica hahaha
    Parabéns pelo post, desejo boa sorte p ti e esse ano vamos conseguir passar \o/
    beijos
    www.enfim-resolvido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara! Só falta deixar a preguiça de lado, inclusive li teu post e adorei, me inscrevi em todos os canais, rotina de estudos não é fácil, mas vamos que vamos!
      Um beijo e boa sorte para nós <3

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe