Dicas ENEM: começando a estudar em casa

13:00

(Imagem via: visual hunt)


Hoje o post vai ter um foco no ENEM, para quem anda desatualizado, as inscrições do ENEM começaram dia 09/05/2016 e vão até o dia 20 de maio, se você ainda não se inscreveu corre que dá tempo! Se você já está inscrito começa a parte chata, você vai ter que estudar. Seja qual for seu objetivo no ENEM, você vai querer estar preparado para a prova, afinal quanto maior a nota, maior a chance de você ingressar em uma faculdade federal ou até mesmo privada, conseguindo uma bolsa de estudos... Claro que fica fácil para quem tem dinheiro e pode pagar um curso presencial, mas pra quem está contando os centavos (como eu) há inúmeras maneiras de se preparar para o exame em casa, confira:

Vídeo-aulas

Você pode se inscrever no site Geek Games, lá possui uma porção de aulas variadas sobre todas as matérias que você precisa. Toda matéria que você está tendo dificuldade de entender você encontra lá no site. Esse e mais outras plataformas você encontra no Hora do Enem, um programa gratuito lançado pelo MEC.
Se você quer investir em algo mais completo, você pode comprar o curso descomplica, eu comprei e estou achando bom, é fácil de manter a organização, os módulos são separados, você pode estudar o resumo pro ENEM ou o extensivo. Eu, particularmente adorei todas as aulas que tive até agora, o único problema é que não tem apostilas, mas de resto eu super indico. O curso tem participação com o méliuz e você pode receber uma parte do dinheiro de volta, como eu fiz, basta se cadastrar neste link e ativa-lo na hora da compra.
Me salva é outra plataforma de estudos, ela tem acesso pago ou gratuito, no momento eu estou tendo acesso gratuito e não pretendo pagar pois já estou com o descomplica, mas pode ser uma boa opção para você que ainda não começou a estudar e eu particularmente queria ter assinado o me salva, acho ele mais completo e inclusive eles fizeram um plano de estudos conforme a data que eu começaria a estudar.
Ou você pode investir em ferramentas gratuitas mas que também possuem aulas completas e super bem explicadas como o Biologia Total e o Física Total que são dois canais maravilhosos, com professores que ensinam de uma maneira impressionante e deixam a matéria bem mais fácil. Também tem o canal Aula De que tem várias matérias diferentes que você precisará saber para o ENEM e outros vestibulares. E também tem o canal do descomplica, que são as aulas gratuitas do site que eu assinei.

Exercícios

Para ter um resultado satisfatório não basta apenas assistir as aulas, você tem que por em prática o que está aprendendo, eu utilizo bastante as próprias plataformas de estudo para realizar os exercícios, mas além delas eu busco exercícios no site Infoescola onde pode se encontrar diversos exercícios para diversas matérias, depois de marcar a opção o site ainda te informa se você marcou certo ou não. Mas ele não mostra o modo correto de fazer, mas nada que o google não resolva. Também tem a plataforma Só exercícios que eu ainda estou testando mas ela me parece muito boa, o site não parece ser muito prático, mas tem links que te mandam para a resolução do exercício no youtube, onde você pode acompanhar onde errou e como não errar novamente.

Concentração

Para que você consiga ter um resultado satisfatório com o estudo é importante você se concentrar na matéria, estabeleça o horário de estudo e de preferencia se mantenha longe de distrações, não abra nenhuma rede social enquanto estuda, isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Estude em um local calmo, sem muito barulho e de preferencia, utilize fones, assim as chances de ruídos lhe atrapalharem são bem menores.

Bom, essas foram minhas primeiras dicas para você dar aquele empurrãozinho nos seus estudos, bora começar? #focoenen2016 #focoufrgs

Posts relacionados

4 comentários

  1. oi, oi.

    dicas super úteis! este ano eu farei a prova só pra testar os meus conhecimentos. se eu conseguir uma bolsa em Jornalismo, sei nem o que farei, já que to terminando Direito. que deus me abençoe. hahaha.

    boa sorte ai!
    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte para passar em Jornalismo
      Caramba se vai terminar direito? Tem post sobre no teu blog? Vou catar
      To doida pra cursar direito <3

      Excluir
  2. Ainda falta alguns anos para eu prestar o ENEM, mas como pretendo prestar um vestibulinho no fim do ano as dicas são super úteis. Atualmente eu utilizo muito o Geek Games para estudar, é maravilhoso, recomendo! <3

    http://www.acordapaola.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é começar estudando o quanto antes, quanto mais sabe, maior a nota...
      Espero que aproveite as dicas <3 e boa sorte no vestibulinho
      bjbj

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe