Dicas ENEM: Minha experiência de estudar em casa

13:00

Há um tempo atrás eu fiz o primeiro post sobre Dicas ENEM (leia aqui), pretendo fazer muito mais, porém eu vou ser sincera, nesse primeiro momento eu vacilei com os estudos, fiquei semanas parada, ainda to sem impressora e isso me faz estudar bem menos do que deveria, acredito que tenho tendinite, o que me impede de copiar muito conteúdo (juro que vou consultar um médico) e acabei desanimando. O fato é que eu preciso estudar, eu não quero sair da faculdade com 30 anos. Não que seja ruim se formar tarde, mas eu quero exercer minha função o mais rápido possível (quero ficar rica logo!). Em meio a esse vai-nãovai eu descobri algumas coisas que funcionam melhor, pelo menos pra mim, na hora de estudar.

Acordar cedo

Algumas pessoas podem pensar "credo, eu não vou acordar cedo" mas pra muita gente isso ajuda muito no rendimento, pra mim é mais dificil porque trabalho de noite, até meia noite e como falo durante 6 horas eu meio que fico agitada, então é dificil chegar em casa e dormir. Mas quando rola é a melhor coisa do mundo!

Mantenha tudo organizado

Mantenha a casa, o ambiente de estudo, a mente, a vida toda organizada! Se tem alguma coisa pra fazer faça antes de começar a estudar. Não adianta nada chegar em casa e ir estudar mas ficar pensando na roupa que tem para estender, no almoço... Deixe a mente limpa para isso, a meditação ajuda bastante. Também ajuda estudar pela manhã.
Leia mais: Por que não abandonar os estudos?

Comece, mesmo sem vontade

Se a gente for esperar querer estudar ou ter vontade de estudar a gente não estuda nunca, faça, mesmo que não queira, que se irrite, apenas comece! Vai ficar meio desconfortável no início mas depois você pega o ritmo e começa e aprender. O ideal é quando você não tiver com muita vontade de estudar, comece revisando o conteúdo.

Não pare na metade

Estabeleça um tempo para cada matéria, eu separei 1 hora pra cada "período", e não jamais pare de estudar antes de terminar esse tempo e nem no meio da matéria. Não tem problema ultrapassar o tempo de 1 hora, mas jamais faça menos tempo e termine o conteúdo que você está estudando, nunca pare pela metade!

Posts relacionados

14 comentários

  1. Dicas essenciais essas, Carol! Eu sempre procuro estudar antes do anoitecer também, porque quando chega de noite por algum motivo não consigo me concentrar (?). Semana passada eu vacilei também, não estudei porque tava na função do show das meninas do Fifth Harmony, eu ia pra fila, voltava pra casa, ia pra fila e estudava bem pouco porque chegava cansada, sabe? Mas pretendo recuperar essa semana, tomara que eu consiga!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai conseguir sim, é só ter determinação! <3

      Excluir
  2. Ótimas dicas Carol. Como tudo que se quer fazer em casa é preciso foco, organização e motivação. Já estou prestes a fazer 10 anos que sai da faculdade, fiz ENEM, mas nem me lembro como foi, até porque, na minha época (a velha kkkkkk) ele era diferente e servia apenas para somar alguns pontinhos a nota do vestibular, mas me ajudou bem, passei em quarto lugar para um curso de universidade pública, ou seja, vale a pena o esforço!
    Boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esforço sempre vale a pena, mesmo que eu não passe é um conhecimento que não vão tirar de mim e que vai me ajudar em um curso presencial por exemplo.
      Muito obrigado linda, super bjo <3

      Excluir
  3. Adorei as dicas, Carol! Eu cheguei a fazer um cursinho e reforçava em casa, sempre. Conheço uma amiga que estudou em casa e conseguiu entrar pra faculdade que queria, vai começar agora no segundo semestre. E mesmo que não tenha passado logo de início, vão ter vários outros ENEM's pra fazer e ir tentando, eu fiz 2 (ou 3x, não lembro) o ENEM, essa minha amiga fez 2x e na terceira passou, é assim que vai indo. Enfim, boa sorte no dia da prova!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado <3
      O que importa é o esforço nosso, se eu não passar nesse ano, vai no próximo, alguma hora vai auhsuhdu

      Excluir
  4. Que legal, Carol! Precisa mesmo de muita disciplina pra estudar em casa e, pelo visto, isso não falta pra você. Acredito que esse post vá ajudar muita gente! Parabéns pela iniciativa e claro, boa sorte! <3

    ResponderExcluir
  5. Acho que organização é tudo, se tiver tudo organizado o estudo flui bem melhor!

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que é o mais legal disso tudo? Você está se preparando para levar uma vida mais tranquila também. Eu já passei da fase de vestibular há tempos, mas todos os pontos que você colocou são importantes para o rendimento na faculdade, no trabalho e para qualquer outra meta que você venha a estabelecer. Parabéns pela dedicação e boa sorte!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado linda. Dedicação é o que está faltando nas últimas semanas, mas a gente pega o ritimo

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe