Precisamos falar sobre ciúmes e relacionamentos abusivos

10:00

Hoje em dia é quase que uma prova de amor demostrar ciúmes. Temos diversos compartilhamentos de imagens claramente malucas, com piadinhas sobre ciúmes. Mas vamos pensar um pouco melhor, desde quando o ciúmes é romântico? Desde quando é aceitável tratar uma pessoa como propriedade. Só falta colocar em uma coleira e sair para passear. O ciúmes e a desconfiança andam lado a lado, e ambos tem o poder de destruir o relacionamento, que você teve tanto trabalho para cuidar.
Pensem comigo na seguinte situação: você e seu namorado, andando no shopping e de repente passa uma menina lindíssima, bem do jeito que ele gosta, ela não dá a mínima para ele, mas obviamente ele da uma leve olhada, afinal ela é bonita e é natural que ela chame a atenção dele. Você tem algumas opções, mas antes vamos analisar os fatos. Eles não conversaram, eles não paqueraram e ele apenas olhou rápido e continuou andando, responda sinceramente o que você faria?
Se você ficasse brava com ele, com ela ou revidasse paquerando de propósito outro cara só para mostrar superioridade você está fazendo errado. Não estou dizendo que é errado sentir ciúmes, afinal ciúmes é um sentimento, não é racional, mas sua atitude pode e deve ser pensada. Se você se mostrar enciumada, desconfiada ou brava com cada ato banal o relacionamento vai se desgastar ao poucos e vai por mim, você vai ter merecido.
Não é romântico pedir a localização do seu namorado toda vez que ele sai, não é aceitável pedir foto para provar que ele está em casa, não é legal proibir ele de falar com as amigas dele. Não é romântico dizer que ele é só seu, não é aceitável dizer que vai matar as amigas dele, não é legal buscar vestígios de traição. Eu já disse e repito, a confiança e a comunicação são a base do relacionamento se um deles ficar abalado você vai abalar a estrutura inteira.
Quando você compartilha essas imagens ridículas de mulheres ciumentas, você não está sendo nada diferente do que um homem que é abusivo em relacionamentos. Quando você manda mensagem para os amigos do seu namorado perguntando se ele foi mesmo jogar futebol, quando você liga de 5 em 5 minutos para saber onde ele está, quando você pede foto dele com horário e localização, você está sendo o agressor do relacionamento abusivo.

Repense suas atitudes.


Me acompanhe nas redes sociais:
Twitter | Facebook | Instagram | We heart It | Snap: pink_yuri

Posts relacionados

12 comentários

  1. Eu amei esse post, Carol.
    Comecei a namorar recentemente e meu namorado e eu temos uma conexão muito forte, a nossa sintonia é maravilhosa. Sei que a gente não encontra esse tipo de coisa com facilidade, ele mesmo disse pra mim que nunca tinha tido um relacionamento como o nosso tá sendo. Mas por problemas emocionais só meus (anteriores, inclusive) dia desses eu me deixei levar pela insegurança. Foi terrível não somente a sensação da fraqueza emocional que eu tava, como a sensação posterior ao ver a situação desnecessária na qual eu coloquei ele. Percebi nisso tudo que a essa altura (levando em conta a essência do nosso relacionamento) o que poderia afastar ele de mim não eram outras pessoas, e sim eu mesma.
    Todos os dias estou procurando ter mais confiança em mim, hoje você me ajudou a ter um pouquinho mais. Seu texto é muito bom. ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que te ajudei, pelo menos um pouquinho. Eu sei que é dificil se livrar de alguns hábitos ciumentos, eu mesmo vivia fuçando o facebook do meu namorado, mas com determinação a gente consegue. Felicidades! ♡

      Excluir
  2. eu até hoje só tive um único namorado que é o meu noivo, nos dois meio que nos completamos sabem, tipo nos passamos coisas muito parecidas e temos uma historias com os nosso pais parecidas, então nos compreendemos sempre um ao outro perfeitamente. Eu o ajudei a ser levantar e ele fez o mesmo comigo.
    O engraçado e que nem eu e nem ele temos ciúmes, pois nos confiamos 100% um no outros, e nos temos um acordo de nunca esconder nada um do outro.

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom isso mesmo. Eu consigo ter essa conexão com meu namorado e eu já disse que se um dia ele me trair ou fazer algo errado eu prefiro ouvir da boca dele.
      Eu confio muito nele, a gente compartilha tudo, isso é muito bom!

      Excluir
  3. Gostei muito do seu texto, Carol. Eu tive alguns problemas relacionados no início do namoro (estamos juntos há 8 anos e meio), pois morávamos em cidades diferentes e, no primeiro mês, comecei a receber várias mensagens de uma menina dizendo que estava com ele, falando sobre o que eles faziam juntos, etc. Eu sempre fui muito na minha, então não me desesperei e não demorou muito para eu descobrir que ela estava inventando tudo (em uma das vezes ela viajou demais), MAS eu sabia que ele dava carona pra ela de um campus da faculdade para outro, e, mesmo não sendo algo característico de mim, comecei a pensar várias coisas, sempre com um pé atrás. Aí eu fiz ele nunca mais dar carona pra ninguém, o que eu tento justificar pelo fato de que eu tinha 16 anos, mas me arrependo até hoje, porque ele ficou com receio e nunca mais quis tomar alguma decisão do tipo sozinho, por mais que eu esteja há anos dizendo que foi um fato isolado, e eu fico com a culpa de sempre.
    Aí paro para pensar em como eu me sentiria pedindo fotos para a localização exata dele. Ou ele pedindo isso de mim. Ou então nós dois usando um app de localização para saber todos os passos um do outro (conheço um casal que usa). Nossa, daria um cansaço! E é, como você falou, um abuso.
    Acho muito bacana me deparar com reflexões do tipo com uma visão tão descomplicada como a sua. É importantíssimo refletirmos sobre nossas escolhas, reconhecer nossos erros e procurar melhorar a cada dia.
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado... É complicado, acho que até eu ficaria encucada nessa situação, mas apesar de tudo a gente tem que conversar sempre. Sempre vai ter problemas, eu tive com a ex do meu namorado que ficava mandando mensagem anônima no ask, até hoje tenho ódio dela. Ela começou a namorar e eu rezo todos os dias para continuar assim, se casar, ser feliz.

      Eu to em um trabalho exaustivo de mudar meu pensamento, eu tenho muito ciúmes e sou muito preocupada. Sobre aplicativo de localização, eu já quis, mas não por ciúmes, é por preocupação mesmo, meu namorado é motoqueiro, meu coração quase sai da boca quando ele sai sozinho, também tenho que trabalhar nisso

      Excluir
  4. Gosto desse tema pois muitos homens e mulheres sofrem com seus parceiros em coisas que não deveriam existir né?
    Obrigada pelo texto <3

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  5. Amei??? Adorei??? Achei tudo??? Precisamos de mais posts assim! Eu canso de repetir que não é legal essa coisa de "vou matar suas amiguinhas" que todo mundo acha graça, aí acabo me passando pela chata, sabe? Mas não é legal mesmo. O amor é pra ser algo que te liberta e que te faz feliz, não algo que te prende. Amei demais o texto, Carol <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que gostou! Eu tb ficava me achando velha/chata demais, mas o fato é que ta errado, como você disse, amor tem que ser para nos fazer feliz e nos libertar!

      super beijo <3

      Excluir
  6. concordo plenamente Carol, um relacionamento pra dar certo primeiro tem que ter confiança, e sem confiança. Ciumes exagerados só desagastam o relacionamento, quando não acontecem coisas piores, né?

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, e uma coisa que eu sempre falo é: se você nunca fez nada de errado, por exemplo, você nunca traiu, mas seu namorado insiste, briga, busca o tempo todo e fala que você trai ele, uma hora o amor se vai e você faz mesmo, afinal ele não vive falando que você faz? Fala com razão agora.

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe