Reta final para o Enem 2016

12:55

Quem lembra de quando eu comecei uma série de dicas aqui no blog para ajudar quem ia estudar pro enem? As dicas pararam porque eu desisti de estudar, o fato é que eu sou péssima e não consigo estudar em casa, sozinha. Mas hoje o post não é sobre isso e sim sobre isso e sim sobre algumas dicas para essas últimas semanas de estudos.
E quem ainda não começou a estudar? Vou ser sincera, pra esse enem não dá mais tempo, mas quanto mais cedo você começar a estudar, melhor. É muita matéria e você não vai aprender tudo em poucos dias nem poucos meses, precisa talvez até de anos pra isso. Não é só porque nesse Enem você não conseguiu estudar que isso te impede de começar a estudar agora para o próximo. Então, se você faz parte deste time (do meu time) pode ter acesso a uma variedade de posts sobre o tema na categoria estudos aqui do blog. Sem mais delongas, vamos ao post.
O Enem é o exame nacional do ensino médio que pode lhe ser útil de diversas formas além de examinar o ensino médio. Com ele você pode concluir o ensino médio, conseguir bolsa em faculdades e até garantir a sua vaga na universidade federal. E muita gente se prepara muito para essa prova, só que as vezes o excesso de estudo e o nervosismo pode te atrapalhar muito, separei algumas dicas para vocês, espero que gostem.

Semanas antes do ENEM

\\ Revisão e exercícios! Agora não é hora de aprender coisas novas, agora é hora de revisar todo o conteúdo e repetir exercícios. Tem diversos aplicativos com as provas anteriores e você pode usa-las para treinar seu conhecimento. Não use calculadora, nem pesquise no google, exercite o seu conhecimento. Ponha em prática o que você aprendeu.
\\ Faça algum exercício físico! Essa dica pode ser uma boa aliada para aliviar o estresse e a tensão. Você passou muito tempo estudando, agora relaxe. Faça uma caminhada, uma dança, uma luta, ou até mesmo vá andar de balanço. Isso vai te ajudar muito a ficar mais leve.
\\ Tenha um bom sono! Não fique estudando até tarde, ou até ficar super cansado, de uma pausa pelo menos uma hora antes de ir para a cama, leia um livro sobre outro assunto, assista TV, ouça música, tire a concentração dos estudos, assim você vai descansar melhor.
\\ Acorde no horário certo! Essa dica é para quem costuma acordar tarde: acorde todos os dias no horário que você vai precisar acordar nos dias da prova. Se você precisar acordar 8h para se arrumar e sair de casa faça isso todos os dias a partir de amanhã, assim você vai se acostumar com o horário, evitando cansaço na hora da prova.

Final de semana antes do ENEM

Ok, chegamos ao último final de semana antes de prova, o que faremos? Temos a opção de chorar pelos cantos, estudar igual louco e a opção de se divertir, qual você escolhe? Apesar de a opção de estudar ser bastante tentadora, o ideal é se divertir. Você já passou bons meses em cima das matérias, tire pelo menos uma noite para se divertir, cantar, dançar ou até fazer maratonas de séries, tire um tempo para você mesmo. Se você ficar pensando muito na prova e ficar muito preocupado vai te atrapalhar no momento de realiza-la.

Dois dias antes do ENEM

Agora o negócio ficou sério e esse é o momento de fazer o resumo do resumo e repetir as fórmulas para não esquecer. Mas esse não é o momento de se desesperar e tentar revisar toda a matéria. Mantenha a calma, você já revisou a matéria e estudou, isso não vai ser apagado da sua memória e o que você não aprendeu, você não vai aprender agora. Relaxa. Revisa e se distraia, saia da rotina de estudos exagerada. Deixe os estudos um pouco de lado e aproveite um pouquinho a vida. De preferência, usa um dia antes para fazer o trajeto como se estivesse indo ao local da prova. Acorde, tome banho, tome café e faça o caminho até o lugar em que a prova será realizada, assim você terá noção de quanto tempo levará até chegar no local e evitará atrasos.

No dia das provas

Na noite anterior de cada prova deixe pronta a sua roupa, o seu café da manhã e a sua bolsa. Deixe a passagem, os documentos, dinheiro, a água e o lanche tudo separado e pronto para levar. Assim, você não perde tempo procurando pela casa as coisas. Durma bem e descanse, ponha uma música de relaxar, se você ficar tenso e dormir muito tarde estará cansado na hora da prova.
Quando acordar tome seu banho e tome seu café. Dê preferência por alimentos leves para não pesar no estomago. Eu por exemplo, não posso tomar café, pois passo mal, por isso eu vou ter que deixar um iogurte separado, ou até mesmo um energético.
Os lanches que você vai levar tem que ser o mais leves possíveis, as dicas que eu dou é levar uma saladinha no pote de vidro. Levar uma fruta, como maçã ou banana, levar água mineral. Salgadinho, bolacha recheada, refri, além de fazer barulho e te deixar com as mãos sujas, pode te deixar com o estomago pesado.
Não tenha pressa para ir embora e comece a prova com os exercícios mais fáceis. Se você começar pelos mais difíceis você vai perder muito tempo neles, e a prova tem tempo máximo. Se você quebrar a cabeça para resolver o primeiro exercício de matemática você vai perder muito tempo e ficar desconcentrado, talvez até irritado. Pule aquele que você não sabe e continue com os outros, no final da prova volte naquele exercício.
A grade de respostas, tome muito cuidado com ela, minha dica é preencher ela junto com o caderno, não deixe para preencher no final da prova, pois você pode ficar sem tempo, ou estar tão cansado que pode marcar errado, como aconteceu comigo no último enem.

Essas são minhas dicas, elas funcionam muito, eu é que sou preguiçosa para estudar, não desistam de mim! Hahaha E pra quem ainda não começou a estudar pode começar agora mesmo, quanto mais cedo, melhor e você pode conferir uma série de dicas que funcionam clicando aqui! Um super beijo e boa prova para quem estudou e boa sorte para quem não estudou.
Me acompanhe nas redes sociais:
Twitter | Facebook | Instagram | We heart It | Snap: pink_yuri

Posts relacionados

8 comentários

  1. Eu nunca fiz ENEM, cheguei a fazer cursinho para tentar a faculdade pública mas desisti na metade do caminho. E não me arrependo disso, aconteceu o que tinha que acontecer. Mas eu levo pra vida isso que você disse e aprendi lá também que em véspera de prova, não se deve estudar. Não dá tempo, e você não vai conseguir filtrar tudo. O ideal é estudar a longo prazo e não em cima da hora. Melhor dica, boa sorteee! <3

    http://www.seismilmilhas.com/2016/10/kipling-correspondente.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom que a gente saiba o que nos faz bem, nem todos nós precisamos fazer faculdade aos 20 anos, alguns fazem aos 30 e outros não fazem, a gente tem que estar feliz com o que somos! <3

      Excluir
  2. eu trabalho tanto que nem da pra estudar de verdade, afinal quem tem saco pra estudar se chaga do trabalho meia noite ou mais? eu vou fazer essa prova com a cara e a coragem mesmo!

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai menina, nem me fale :( eu consegui trocar meu horário, vou começar a estudar segunda-feira, mas tenho que acordar cedo e é tanta coisa pra fazer que fica difícil mesmo

      no enem eu vou no chute, de novo

      Excluir
  3. Eu confesso que fico com preguiça só de pensar em ter que passar por toda essa fase pré-faculdade de novo, hahaha. Felizmente eu já me formei. Vou passar suas dicas para as irmãs da minha amiga que estão no segundo ano do ensino médio (é assim que chamam ainda, né?). É fundamental se preparar antecipadamente para esse momento.
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda é ensino médio (eu acho) hahusa.
      Ah coisa boa já ser formada, meu namorado ta lutando com o TCC há um bom tempo.

      Excluir
  4. No segundo ano do Ensino Médio eu estava muito empolgada com o Vestibular, cheguei a devorar vários livros de geografia, gramática, português, biologia... Como sou de escola pública meus conhecimentos em matemática, física e química eram muito fracos (e ainda são um pouquinho). Quando cheguei no Terceiro Ano até comecei a ficar empolgada, mas depois que várias coisas ruins aconteceram na minha vida eu não tive mais ânimo pra nada. Não conseguia estudar em casa, minha vista cansava, tudo dava errado e eu me sentia uma inútil. Foi o pior ano da minha vida, eu ficava me perguntando por que dava certo com as outras pessoas e não comigo. No ano seguinte passei em todos os vestibulares que prestei, porque soube usar o raciocínio na hora de marcar as questões e interpretá-las bem. Mas no dia da prova do ENEM mesmo me desanimei porque fui olhar os gabaritos não oficiais e acertei menos do que eu esperava, mas pelo menos passei.
    Vou fazer ENEM de novo, até pensei em me organizar desde o começo do ano, mas não consegui. Tô no último semestre da universidade, e quando fui estudar por apostilas, ou até por livros mesmo, questionei os conteúdos fragmentados e não tenho mais o pique que eu tinha no Ensino Médio pra estudar aquilo. Vou fazer tranquila, sem pressão, pra ver no que é que dá, mas vou revisar um pouco Matemática que eu já me esqueci de muita coisa rsrsrs.

    Mas todas as suas dicas são super válidas pra quem quer garantir a aprovação, e mesmo que se não conseguir esse ano, já dá pra ficar mais tranquilo ano que vem, revisando. Sempre comecei pelos quesitos mais fácies, ate porque no ENEM não tem como fazer todas as questões com calma! Eu fui tentar faze assim e saí por antepenúltima no local da minha prova hehe.
    Beijos

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado estudar, principalmente se for sozinha. Eu to desde abril para estudar e até agora nada, eu até tentei mas não aprendi nada, me sinto frustrada também, mas esse sentimento não ajuda em nada sabe?! A gente tem que lutar por nós mesmos

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe