Como eu era antes de você | Resenha literária: Jojo Moyes

11:00

Como eu era entes de você
"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado."
Como eu era antes de você

Autora: Jojo Moyes
Titulo original: Me Before You

Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Eu conheci a história pelo filme, sim, eu assisti o filme antes de ler o livro e acho que foi uma boa coisa a se fazer pois, se fosse ao contrário o meu livro ficaria encharcado de lágrimas. Acho que estou virando fã de histórias emocionantes. Eu até fiz uma resenha do filme falando que eu chorei tanto que minha cabeça doía. Quando eu li o livro eu já li sabendo de tudo que ia acontecer então as emoções foram menores.

Louisa Clark sempre foi uma menina alegre, divertida e autentica, não tinha muitas pretensões na vida e estava feliz morando na pequena cidade e trabalhando em um café, onde passava seus dias observando e ouvindo os amores e desamores dos clientes. Já Will Traynor era um homem com ambições, bem sucedido, que tinha um relacionamento longo e estava muito feliz com a vida que levava. Porém como uma ironia do destino, Will sofre um acidente de moto onde acabou se tornando tetraplégico e viu sua vida mudar completamente. Um homem que sempre foi ativo agora vive em uma cadeira de rodas precisando de ajuda para fazer absolutamente qualquer coisa. Louisa Clark se vê desempregada, pois o café que trabalhava fechou e precisa arrumar um emprego para poder ajudar sua família, ela tenta diversas vagas que infelizmente não enquadram em seu perfil, até que a mãe de Will, em uma tentativa desesperada de fazer o filho se sentir bem, feliz e com vontade de viver busca uma cuidadora que possa lhe trazer essa alegria, eis que Lou entra em sua vida.
Will é um homem muito mal humorado para Louisa, o que faz com que ela deteste o emprego, mas o salário é bom e ela não quer ficar desempregada, o que a faz ir trabalhar todos os dias, com um sentimento ruim, mas que vai melhorando ao longo dos dias, onde começa a entender como Will funciona e Will começa a entende-la e para de tornar o seu dia tão cansativo. Os dois então começam a se entender, e um sentimento começa a surgir, e então toda a magia do livro acontece.

O que eu mais gostei do livro é que as coisas não são simples, a Jojo trata tudo com muita naturalidade e consegue colocar o leitor dentro da história de uma maneira que você sente tudo que a Louisa sente. É surreal a sensação, acho que nunca estive tão ligada a um personagem de livro como estive com a Louisa. Eu me alegrei com ela, chorei com ela, me entediei com ela. Eu fiquei aflita, parecia que eu estava passando por tudo que ela passou.

O livro também fala muito do relacionamento de Lou com Patrick, aquele carinha chato que só sabe falar de calorias e competições, que aparentemente está mais preocupado com o corpo do que com a namorada. Acho que o relacionamento dos dois mostra muito o como algumas pessoas aceitam tão pouco, por achar que não merecem mais do que aquilo.

Apesar de ter mais de 300 páginas é um livro muito simples, eu terminei a leitura em dois dias, eu não conseguia parar de ler, é simplesmente viciante. Só não recomendo ler na TPM, nem antes de dormir, eu fiz isso e sim, vai por mim, você vai chorar muito e não vai dormir.

Agora eu quero saber a opinião de vocês, já leram o livro? Gostaram? E o filme? O que acharam da adaptação para o cinema?
Me acompanhe nas redes sociais:
Twitter Facebook Instagram We heart It | Youtube

Posts relacionados

4 comentários

  1. eu vi o filme e gostei mt, sempre tive mt curiosidade em ler esse livro e alguns outros dessa autora

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não li e ainda nem vi o filme? Huahua não tinha ideia que havia tanto potencial nessa história *-*

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda!!! Pode assistir e você não irá se decepcionar.

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe