Precisamos falar sobre empatia

11:00

Eu comecei a assistir 13 reasons why, mas o post ainda não é sobre a série, mas sobre algo que está relacionado, um pouco, com a série, empatia.
"Empatia significa a capacidade psicológicapara sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo." (Fonte)

Eu sempre tive muita empatia com os outros, sempre tomei a luta deles como minha, sempre me importei em defender algo que eu acredito, talvez por causa da educação que eu tive. É aquele velho ditado do "não faça para os outros aquilo que você não quer que façam pra você" e eu sempre levei isso muito a sério, tanto na escola, nas amizades como hoje em dia, no trabalho. Acho que talvez essa seja minha melhor qualidade, saber me impor no lugar do outro.
Estamos em setembro, o mês que foi escolhido para dar voz a campanha de prevenção ao suicídio, faz muito pouco tempo que 13 reasons why estourou e as pessoas começaram a falar sobre a depressão, mas parece que elas já esqueceram tudo. Eu tive a infelicidade de ler, esses dias que as pessoas não deveriam falar que queriam morrer, que era para elas se matarem logo, pois existem várias formas de fazer isso... Fiquei chocada com o que li e me imaginei no lugar de alguém que está sofrendo e de repente lê isso na internet e me senti mal, queria ter denunciado para a polícia, mas a pessoa me bloqueou antes.
Caso você não saiba, induzir alguém ao suicídio é crime previsto em lei, conforme o artigo 122 do código penal. E eu comentei isso, mas a pessoa me bloqueou e eu fiquei pasma. Como pode a pessoa achar que é bobeira e não se por no lugar do outro? Espero que essa pessoa nunca precise enfrentar uma depressão enquanto todos ponham o dedo na cara dela e falem que ela quer chamar atenção.
O fato é que nós não temos empatia. Se tivéssemos só um pouquinho desse sentimento o mundo seria um lugar melhor. Quantas vezes você negou dinheiro pra alguém na rua só porque achava que a pessoa iria comprar drogas? Quantas vezes você viu alguém passando por algum problema e ignorou porque não era com você?
E a empatia serve não só em casos de doença, mas em tudo na nossa vida. Um bom exemplo é o meu trabalho. Eu trabalhava, até pouco tempo atendendo clientes de uma empresa de telefonia, era comum que muitos dos meus colegas (nem sempre colegas diretos, mas pessoas que trabalham no mesmo lugar) deixassem o cliente esperando por muito tempo, desligarem o telefone, mentissem sobre o agendamento do técnico e até sobre o plano contratado... Eu jamais consegui fazer isso, porque eu sempre pensava "como eu me sentiria se eu fosse enganada por um operador?".
Também serve na questão de achar dinheiro na rua e devolver ao dono, de não ficar com um celular que não é seu, de ajudar a divulgar algum trabalho local. Empatia é não julgar, é entender que talvez a pessoa esteja, ou esteve, passando por um momento difícil, é tentar buscar maneiras de ajudar, sem ficar jogando na cara a sua ajuda. E se você acha muito difícil é só se por na mesma situação, e se fosse você? Se fosse seus pais, sua filha, seus sobrinhos?
"Ninguém sabe o que realmente se passa na vida de outra pessoa" e é exatamente por esse motivo que não podemos julgar, nem apontar os dedos, nem culpar. Todas nossas ações tem consequência e vamos ter que lidar com elas para o resto da vida!
Me acompanhe nas redes sociais:

Posts relacionados

10 comentários

  1. Meu Deus! Que horrível isso que você leu, que as pessoas que desejos suicidas deviam apenas se matar, sem falar nada. Esse tipo de comentário só pode ter sido dito por alguém que não tem a menor ideia do que é passar pela angústia de querer morrer. Eu tenho depressão e sei o quanto é doloroso ouvir coisas desse tipo.
    Amei o teu post e realmente, as pessoas deviam ter mais empatia e tentar seguir a regra de ouro. Admiro sua qualidade e por ter compartilhado conosco.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste, fiquei em choque quando eu li aquilo. O pior de tudo é que tenho certeza que a pessoa postou aquilo para atingir alguém... </3 Espero que um dia as coisas mudem...

      Excluir
  2. O quanto falta empatia nesse mundo... eu sempre senti empatia em tudo o que me rodeia, pena não ser reciproco e pena que cada vez mais vivemos num mundo tão egoísta e egocêntrico.

    *XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  3. realmente, as vezes a gente acha a vida dos outros tão perfeita, mal sabemos pelo que passam diariamente. sinceramente não entendo a necessidade das pessoas em apontar o dedo e machucar os outros quando podemos ser bem mais felizes se distribuíssemos só amor, né? ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Não sei por qual razão as pessoas não conseguem entender, ou pelo menos respeitar... :(

      Excluir
  4. Confesso que preciso trabalhar mais na minha empatia. Eu sempre apoio a pessoa que está passando por algo, mas não pego realmente a dor dela para mim. Gostei bastante do seu texto. Bom para refletir!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empatia é importante, mas se voce apenas respeitar já está ótimo, já é meio caminho andado... A empatia é complicada porque a sociedade nos ensina que aqui é casa um por si e não deveria ser...

      Excluir
  5. Que mensagem mais linda, irei até compartilhar no meu Instagram!
    Parabéns por compartilhar. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe