5 formas de produzir menos lixo

12:36

Nós produzimos em média 1kg de lixo por dia¹! 1kg de material que julgamos não servir para nada e simplesmente jogamos fora, descartamos, sem nem pensar pra onde esse lixo todo está indo. Acontece que cada papelzinho, cada plástico, cada copinho tem um peso muito grande para o meio ambiente. Vamos ser sinceros, quantas vezes na nossa vida nós já ouvimos sobre a importância da reciclagem, a importância de separar o lixo, a importância do descarte correto dos materiais? Agora quantas vezes na vida você realmente se importou com isso?
menos lixo

O nosso dia a dia é agitado, são muitas tarefas, muitas preocupações, andamos de um lado para o outro, passamos o dia inteiro fora, saímos às 6h da manhã e voltamos só às 20h pra casa e a última coisa que nos preocupamos é em cuidar do meio ambiente. Isso acaba tendo um impacto muito grande no nosso planeta que pode acarretar em graves problemas para o futuro. Nem sempre podemos reciclar nosso lixo, poucas cidades e poucos bairros possuem o serviço de coleta seletiva o que acaba tornando difícil esse descarte correto dos materiais, mas o que é melhor ainda do que separar o lixo é produzir menos lixo, essa é a melhor solução, mas a grande dúvida é: como? Separei 5 formas simples de reduzir nossa produção de lixo, confira:

Carregue uma canequinha/copo plástico

Vamos supor que seja inviável andar com uma térmica por aí e você goste muito de tomar um café ao londo do dia, que tal conversar com a pessoa que vende para você o café para que ela lhe sirva diretamente na sua xícara? Assim você continua tomando seu cafézinho do dia a dia mas não agride o meio ambiente, depois é só lavar a xícara e reutiliza-la.

Carregue sua própria garrafa de água

Água é algo vital e que precisamos tomar pelo menos 2L durante o dia, mas comprar garrafinhas de água na rua é uma alternativa cara e nada sustentável, ter uma garrafinha de 600ml na bolsa com água geladinha é sempre a melhor opção, quando acabar você enche em bebedouros. Assim você também evita ir comprar água e sair do barzinho com refri, eu sei exatamente como é.

Evite fast foods e lanches para viagens

Fast food além de ser uma bomba calórica e nada saudável sempre vem acompanhado de uma quantidade de papel, caixas e plásticos desnecessárias, um hambúrguer do tamanho da palma da sua mão vem embrulhado em um papel quilométrico sem necessidade e claro, sempre que for comprar um lanche tente comer no local, assim você vai comer com um garfo e faca normal em um prato normal que será lavado e reutilizado, se você optar por levar ele vai ser posto dentro de embalagens descartáveis e gerar um lixo desnecessário.

Recuse sacolas plásticas

Ta aí uma coisa que a gente usa e abusa de forma desnecessária. Toda vez que vamos ao mercado, na farmácia, no postinho saímos de lá com uma sacolinha, que nem sempre é necessária. Sempre que possível recuse as sacolinhas, não vai ter problema colocar aquela caixinha de remédio na sua bolsa. Tente também optar por usar sacolas de tecidos em suas compras, são gestos simples que causam grandes impactos positivos.

Escolha pela embalagem

Evite comprar produtos em versões pequenas como por exemplo, uma latinha de refrigerte, aquelas bolachas mini que vem menos em uma embalagem menos, esses produtos "compactos" podem parecer ótimo para uma viagem mas péssimos para o meio ambiente visto que você acaba usando vários deles e descartando muita embalagem desnecessariamente. Evite também produtos com excesso de embalagens e na hora de escolher os produtos de limpeza opte por versões concentrada que você usa menos produto, dura mais e usa muito menos embalagem.

Pensar no meio ambiente não é cafona, nem brega, nem feio, pensar no meio ambiente é pensar no futuro do nosso planeta, é garantir uma vida boa aos nossos filhos, sobrinhos, netos... Eu sei que as vezes irão rir de você, te julgar, eu vejo isso acontecer, mas pense que você está fazendo o certo e assim garantindo uma vida boa também para o filho de quem acha isso uma bobagem. Nós temos que fazer nossa parte, sempre.
Me acompanhe nas redes sociais:
Twitter Facebook Instagram We heart It | Youtube

¹ fonte: época
Observação: as imagens foram encontradas no site de busca google onde não foi localizado o autor da imagem, por isso, caso seja o autor da imagem, por favor entrar em contato que a mesma será retirada ou será adicionados os devidos créditos, como queira.

Posts relacionados

6 comentários

  1. Parabéns pelo post! bjoss

    https://lehblogg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas! nós realmente produzimos MUITO lixo e precisamos ser mais conscientes!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Que post super necessário! Realmente é uma coisa que todo mundo deveria pensar e bota a mão na consciência. Por aqui a gente recicla e não usa sacolinhas de plásticos no mercado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é maravilhoso, estou começando nessa vida, confesso que é díficil, mas os pequenos atos contam!

      Excluir
  4. Amei seu post! Realmente descartamos muitas coisas no meio ambiente e muitas delas poderiam ser evitadas. Devemos ter mais consciência.
    Pronto, Postei!
    Meu portfólio

    ResponderExcluir
  5. Uau! Ótimas dicas, Carol. Sério, essas coisas fazem toda a diferença e eu sempre ando com a minha garrafinha de água, até pra não esquecer de tomar água, hahaah. Amei!! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe