Sobre a região intima feminina: cuidados e higiene

13:49

Ultimamente eu tenho visto muitas propagandas e pessoas falando sobre produtos para a higiene da nossa região íntima, mas o que mais me incomoda é que eu já pesquisei muito sobre isso e sei que algumas coisas que o mercado vende e põe na sua cabeça que são necessárias são inúteis e achei que seria interessante compartilha o que eu sei com vocês. Lembrando que eu não sou ginecologista, porém é algo que eu já pesquisei e conheço, cada caso é um caso, por isso sempre consulte seu ginecologista.

Antes de tudo, algo que eu sei que muita gente criminaliza é o odor da nossa vagina. Não vou nem entrar no mérito que isso tudo não passa de uma questão construída por uma sociedade machista, mas é verdade. A questão é que, conforme a ginecologista Bárbara Murayama, uma vagina saudável produz uma série de secreções, incluindo o suor, e todas têm um odor característico, que é um sinal de saúde. Ou seja, o famoso desodorante intimo é, não só um produto desnecessário, como um produto que pode fazer mal pra nossa região intima, pois usa-lo pode deixa a região em desequilíbrio e facilitar a proliferação descontrolada de micro-organismos.
Também falando sobre um produto que se vê o tempo inteiro na TV e nas propagandas do youtube, o absorvente diário. Caso vocês não saibam a região intima precisa respirar e mesmo quando estamos no período menstrual temos que ter cuidado ao usar o absorvente, trocando-o a cada 4 horas. O uso do protetor diário é aquele protetor que, em tese, facilitaria sua vida, deixando suas calcinhas sempre limpinhas e evitando o "mau cheiro", porém o uso em excesso desse produto favorece fungos e bactérias e ainda diminuem as defesas vaginais. Além de causar um impacto péssimo no meio ambiente ele ainda pode ocasionar doenças.
Agora vamos falar sobre algo que eu utilizo, o sabonete íntimo. Ele é dispensável sim, não há necessidade do uso diário desse sabonete, porém ele não causa nenhum mal visto que sua fórmula possui um pH mais ácido, variando entre 4,5 a 5,5 o que é mais próximo ao pH da pele vulvar, ou seja, ele ajuda a manter a região saudável, prevenindo infecções, além de poder proporcionar uma maior sensação de bem-estar. Só deve se ter um cuidado para que não ocorra uso em excesso.

Algumas diquinhas rápidas e simples:
  • Lave suas roupas intimas separadas e a mão;
  • Ponha pra secar em local arejado;
  • Evite uso de caças muito apertadas;
  • Dormir sem calcinha faz bem;
  • Calcinhas de algodão e largas são as melhores pra sua saúde.
Lembre-se de que, cada caso é um caso e você deve procurar um ginecologista, evite essas receitas "caseiras" e produtos duvidosos, sempre consulte com um médico o que pode ou não fazer para evitar problemas maiores.

Me acompanhe nas redes sociais:

Posts relacionados

23 comentários

  1. Muito legal esse post! Otimas dicas. :D Eu uso o sabonete íntimo de vez em quando, mas não sempre. Já me alertaram desses protetores diários também e parei de usar. Uma coisa que quero muito testar são as calcinhas absorventes da Pantys, já ouviu falar? To bem curiosa. :)
    Beijos!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi falar sim, mas confesso que tenho um pouco de receio ainda sobre esse produto, ainda quero testar sim <3

      Excluir
  2. Não sabia desse desodorante intimo e tô besta, é incrível como o machismo tenta deixar tudo agradável à eles.
    Esses protetores diários são uns amorzinhos, mas só quando a menstruação já tá indo embora hahaha, Deus me livre de passar o mês prendendo a minha coitada sem respiração, sofro usando absorvente por uma semana, quem dirá o mês todo.
    Amo posts assim, acho que devemos falar mais sobre essas coisas que são tão naturais para nós, mas um tabu pra toda sociedade.

    SITE VIENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, protetor diário é bom quando a querida está beeem no final, pra não sofrer com absorvente, fora isso, nem entra aqui em casa.
      Fico feliz que gostou do post, um super beijo

      Excluir
  3. Gostei das dicas <3
    Sobre dormir sem calcinha: tem gente fala que faz bem e tem gente que fala que faz mal hahaha eu ja nem sei mais mas eu sempre durmo sem
    amei seu blog querida e já estou seguindo!!!
    Venha conhecer o meu
    Beijinhos
    https://ohlt.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/ohltstore/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faz mal se for dormir em um lugar muito sujo, acho. Sempre que posso durmo sem e é muito bom!!! Faz um bem danado

      fico feliz que gostou do blog amore

      Excluir
  4. Oi Carol!
    Te marquei em um post lá no Paraíso Pessoal, vem ver!
    http://www.paraisopessoal.com/2018/04/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  5. Oie Carol, tudo bem?
    Adorei o post, pois ele traz informações bem interessantes... Principalmente, sobre a questão dos absorventes diários. Eu os uso, ocasionalmente, mas sempre tive a sensação de que ele é apenas um recurso para a calcinha, em si, ao invés de um benefício para nós mesmas... E sempre ouvi falar sobre a questão das calcinhas de algodão, mas ainda não consigo as priorizar, porque elas não são tão confortáveis ou duráveis quanto as de lycra (o tecido acaba cedendo em pouco tempo de uso). Mas não custa tentar, né? :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calcinha de algodão é vida! Apesar de tudo, o que importa é fazer bem pra nossa saúde intima, mas claro que não é só não usa-las que irá fazer mal. Sempre é bom usar o que nos faz bem.

      Excluir
  6. Já tentei dormir sem calcinha porém não rolou, fiquei muito desconfortável. A minha tia dorme completamente nua e diz que sente uma liberdade sem igual, fico me perguntando como ela consegue haha Você deu ótimas dicas, Carol <3

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É libertador pra mim dormir nua também, mas cada pessoa tem seu jeito, se você não conseguir, sempre tem outros cuidados que pode tomar

      Excluir
  7. Sim minha ginecologista fala o mesmo e economizei muito nada de gastar dinheiro com sabonete intimo caro ou com absorvente diário desnecessário.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, por isso é sempre bom ter um médico para nos acompanhar

      Excluir
  8. Quase ninguém fala sobre isso né, ainda é tabu.

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
  9. Eu uso toalhitas íntimas no dia-a-dia porque gosto de me sentir limpinha XD

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir
  10. Eu peco no uso de calças apertadas hahaha, sempre gostei de usar calças mais justas e realmente dizem que não é bom. Gostei das dicas.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei estas dicas, algumas coisas eu não sabia. É sempre bom se cuidar.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e a iniciativa de falar sobre o assunto, Carol! Sobre isso do absorvente diário eu não sabia, mas já vou compartilhar com as migas a info. E meninaaa, todo mundo me julga quando eu falo que dormir sem calcinha faz bem hahaha mas é muito real, né? Espero que teu post incentive mais gente que também sabe sobre o assunto a falar sobre!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É real demais!!! Acho que nós mulheres ainda temos muito a descobrir sobre o nosso próprio corpo e por isso compartilhei o que eu sabia... Além de ser libertador dormir sem calcinha faz bem pra vida!

      Excluir
  13. Nossa! Super amei seu post e as dicas que voce mencionou,bem explicadinho <3 Estou seguindo o blog :) Bjos

    Faça-me uma visita -> LEH BLOG | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  14. mt bacana esse post, mts vezes a gente acaba pegando algumas infecção, algo pq nao se cuidou direito etc, é mt importante ter atenção a higiene dessa area

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe