Bullet journal: Como montar o seu #1

11:00

O Bullet Journal foi criado por Ryder Carroll, designer de produtos digitais que mora no Brooklyn, NY.  Ele criou uma prática evolutiva e adaptável, destinada a ser auto-curada à medida que você determina o que funciona melhor para cada um. Ele criou um site sobre o bullet journal, se você quiser saber sobre, basta acessar o site: www.bulletjournal.com (em inglês).
BULLET JOURNAL COMO MONTAR

A ideia inicial do bullet journal é ser uma agenda simples e personalizável que deverá melhorar o seu método de organização. Com o passar do tempo as pessoas, amantes de papelaria, transformaram essa agenda em uma verdadeira obra de arte e virou febre, principalmente entre as blogueiras, montar o sua própria agenda que atenda as suas necessidades com certeza é uma ideia bastante atrativa, mas no meio dessa obra de arte toda que achamos no instagram, às vezes acabamos por perder um pouco da essência da praticidade.
Pensando nos comentário que recebi no post sobre as atualizações do meu bujo eu resolvi fazer esse guia básico e prático para quem não consegue se adaptar com a tecnologia e acha que as agendas não são o suficiente.

Materiais para iniciar o bujo

  1. Um caderno: o melhor é que esse caderno/bloquinho seja pontilhado, acredite, isso faz falta, mas pode ser um caderno normal, de linhas ou um caderninho sem pautas.
  2. Canetas: não é necessário canetas de várias cores, porém, particularmente, eu me organizo melhor se tiver pelo menos duas cores diferentes, pode ser azul e preto, já basta.
  3. Marca-texto: é opcional porém ajuda muito a dar um ar mais coloridinho, caso você queira uma pequena decoração.
  4. Régua: mesmo que o caderninho seja pontilhado a régua será de grande ajuda.
Depois de ter todos os materiais necessários e até mesmo aqueles extras, você começará a montar o seu bujo e nesta parte não exitem regras que não possam serem modificadas ou descartadas, porém, existem alguns itens que tornam a vida da maioria mais prática. Não se apegue em nenhum tutorial especifico, o ideal é saber quais são as suas necessidades pessoais e o que se encaixa na sua vida.

Índice

Comece numerando as páginas, pode ser trabalhoso porém irá aliviar muito trabalho futuramente enquanto você utiliza o seu bujo. Depois de enumeradas as páginas você vai separar a primeira e segunda página para o índice onde, conforme você for criando o seu bujo, você irá preencher o índice com as principais informações.
BULLET JOURNAL INDEX
(Fonte: the organized brain)

Crie legendas

Cada tarefa é uma tarefa e as legendas servem para que possamos organiza-las. Use símbolos para saber sobre o que cada anotação se refere.
Originalmente as tarefas são representadas por um simples ponto que se transformam em:
  • X = tarefa concluída
  • > = Tarefa Migrada
  • < = Tarefa agendada
Os eventos são representados por um circulo “⥀”. As notas são representadas com um traço "-" que incluem: fatos, idéias, pensamentos e observações. As notas são entradas que você deseja lembrar, mas não são imediata ou necessariamente acionáveis. Funciona bem para reuniões, palestras ou anotações de sala de aula.
O que é prioritário é representado por "*". As inpirações são representadas por um ponto de exclamação "!". O que você precisa pesquisar é representado por um olho.
Mas é claro que a legenda, assim como todo o restante do bullet journal é personalizável e pode seguir o exemplo a baixo, ou fazer da forma em que você se organiza melhor.

BULLET JOURNAL LEGENDA

Calendário mensal

Depois de criado a parte inicial do bujo você pode começar a criar o seu calendário mensal, é uma parte onde você colocará o calendário de janeiro até dezembro e deixará, de preferência, um pequeno espaço para adicionar coisas que você queira fazer naquele mês, ou eventos que acontecerão como por exemplo um aniversário ou um feriado importante.
BULLET JOURNAL CALENDÁRIO MENSAL
(Fonte: Pinterest)
CALENDÁRIO MENSAL
(Fonte: @haleyjournals)
Para que esse post não fique muito grande ele vai terminar por aqui, irei fazer uma parte 2 para ajudar em outras dúvidas e no restante da montagem do bullet journal. Tem alguma dúvida? Quer inspirações? Comente aqui embaixo o que achou do post, se você tem ou quer ter um bujo, vamos compartilhar experiências. O próximo post será publicado no dia 2 de julho.
Me acompanhe nas redes sociais:

Posts relacionados

13 comentários

  1. to doida pra criar um pra mim! acho esse sistema incrível porque é totalmente adaptavel, a gente nao fica presa num layot de planner ou agenda né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é maravilhoso demais, eu to amando ❤

      Excluir
  2. Eu amo tudo que envolve organização, o bullet jornal é incrível. Principalmente para mim que trabalho em casa faz toda a diferença na minha produtividade e planejamento. Ansiosa para ver a parte 2 do post!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to amando demais esse método de organização ❤

      Excluir
  3. Optei por não fazer um índice no meu Bullet Journal, e confesso que não sinto falta dele. Quanto á legenda, inventei a minha, com certeza, a grande vantagem do Bujo é a livre personalização.
    Seria legal se num próximo post você nos trouxesse inspirações de layouts para a semana, pois, estou sem ideias, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta
    [SORTEIO NO INSTA]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O índice pra mim é o essencial, às vezes eu me perco e ele faz toda a diferença, mas como falo o bujo é totalmente personalizado!
      Anotado sua dica <3

      Excluir
  4. Acho tãaao lendo os Bullet Journal, acho que dá mais vontade de se organizar, né? Beijos
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  5. Ahh que legal, amei aprender :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que legal, fiquei com vontade de fazer um <3 achei interessante!! beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  7. Amo bujo, são sempre tãooo lindos e criativos, fico sempre afim de me organizar mais.

    Um beijo,
    espelho do Reino ♥

    ResponderExcluir
  8. Antigamente eu era doida pra criar um pra mim, mas queria com aqueles cadernos pontilhados, sabe? Andei todas as papelarias que conhecia aqui na minha cidade e não achei, então fiz um caderno artesanal e adaptei hehe. Apesar de não usar muito (uso mais como um caderno de inspirações) eu amo o que fiz, ele foi aquele empurrão que faltava para me organizar melhor haha.

    http://mecativaste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o importante é que funcione! eu vou mandar fazer o meu caderno ano que vem, pq tb não achei o pontilhado em lugar nenhum :(

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu possa responder a todos, lembrando que:
- Só comente se você ler o post, não saia comentando algo baseado pelo titulo/fotos do post.
- Você pode deixar o link do seu blog logo após o comentário que eu vou adorar conhece-lo!
- Spam não é bem vindo, seu comentário não será aprovado e não entrarei no seu blog.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Subscribe